terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Êh, Minas...






Nasci nas Minas Gerais. Minas não tem mar. Minas tem montanhas, matas e tem céu. É aí que me sinto em casa... Minas não tem mar. Lá, quem quiser navegar tem de aprender que o mar de Minas é em outro lugar. “O mar de Minas não é no mar/O mar de Minas é no céu/pro mundo olhar pra cima e navegar/sem nunca ter um porto onde chegar." Acho que é por isso que em Minas nasce tanto poeta. Poeta é quem navega nos céus (Rubem Alves).

Não sou mineira de nascença, mas sou por amor e adoção. É aqui que me sinto em casa. Encravada nas montanhas, que para alguns impedem a visão de horizontes mais largos, mas que para mim tem a feição de um grande abraço. As gerais da minas... Talvez motivada pelo recente passeio que fiz à Ouro Preto (que para mim é o lugar onde Minas é mais Minas), ando um pouco ufanista do meu estado. Adoro o jeito único do mineiro de falar “comendo” as letras; o comportamento reservado e cuidadoso com os desconhecidos, mas sempre hospitaleiro; as comidas feitas em fogões de lenha; as porteiras nas estradas de terra; as cachoeiras de águas geladas; as ruas de pé de moleque; os casarios coloniais; as igrejas barrocas; as casinhas perdidas nas montanhas, com vistas de perder o fôlego; a capital com recantos de cidade do interior... A convivência pacífica e complementar entre o moderno e o histórico; entre “os causos” e o conhecimento científico de ponta (olha nossa UFV aí!); entre o profano e o religioso... Alguém uma vez me disse que se sentia oprimido pelas montanhas de Minas, mas eu discordo que seu efeito seja esse. As montanhas de Minas fazem o pensamento ir mais alto, ir além e propiciam este ambiente de eterna magia e possibilidades únicas.

5 comentários:

  1. Ser mineiro é uma dadiva. Cada canto desse estado tem suas particularidades, fazendo de um só lugar, varios!

    ResponderExcluir
  2. Achei que o mar de Minas fosse o Espírito Santo... mas deixa isso pra lá.
    Tenho uma tendência instintiva de me sentir mais livre e seguro em Minas do que em outros estados. São as pessoas, com sua promiscuidade de fila de banco? É a comida? Clima?
    Acho que é mesmo a psicosfera... posso também estar sendo um ufanista ingênuo mas tenho a impressão de que a corrupção da alma humana ainda não se instalou completamente em nossa egrégora. E durma-se com um barulho desses.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o mar de montanhas que caracteriza Minas, suas cachoeiras e seu povo falsamente manso, que sabe como cutucar a onça com a vara curta sem sair arranhado. E sabe oq eu acho mais legal? Esse estado reune paisagens tão díspares e fascinantes quanto a mata atlântica, o cerrado e até um pouco do sertão típico nordestino. Como não amar um lugar assim? Pena que o cerrado seja um dos biomas mais ameaçados do planeta, caindo diante do avanço das pastagens e do carvão clandestino.

    ResponderExcluir
  5. PS: Teté comprou dicionário novo????

    ResponderExcluir