sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

32 ANOS OU O RETORNO DE SATURNO


Na mitologia greco-romana, Saturno representava o deus do Tempo. Para realizar um ciclo completo ao redor do Sol, o planeta Saturno leva entre 28 e 30 anos. Saturno é como um relógio. Marca nosso amadurecimento, o envelhecimento e o reconhecimento. Desta forma, a figura de Saturno aparece como uma espécie de "tutor", para nos cobrar as realizações e verificar o que fizemos ao longo do tempo que passou desde a sua última "passagem". Nesse momento da vida acredita-se então que as pessoas passem por momentos de decisões, de mudanças, de assumir responsabilidades. Para alguns, o momento pode ser bom, para reafirmação de suas metas, balanço positivo da vida e coisa e tal. Para outras, o balanço pode não ser assim tão positivo, fazendo com que a pessoa passe por turbulências em sua vida pessoal, profissional.

Parece existir uma certa melancolia neste período, mas esse estado é o que proporciona o abaixamento dos limites do ego, é um estado introspectivo, muito parecido com o estado depressivo, mas que permite um insight, um acesso ao self, ao que se é verdadeiramente, melancolia também pela provável morte do velho ego, que colecionou uma série de atributos, os quais agora se vê obrigado a abandonar. Todavia isso implica esforço, reconhecimento das limitações, correções no projeto de vida, abandono de dependências, força de vontade. È necessário entender que caso o indivíduo se encontre numa posição de fragilidade, porque acha que não tem aquilo “merece”, uma casa melhor, um emprego melhor, uma relação melhor, ou seja o que for, toda a pressão Saturnina ainda se fará notar mais, dado que vem num momento em que o indivíduo está interiormente “minado” e isso pode ser realmente difícil, dando origem a sintomas conhecidos, baixa auto-estima, desilusão consigo e com o mundo, desespero, incapacidade para controlar a ansiedade, revolta, desorientação, falta de objetivos, desmotivação. Aparentemente, quanto maior a pressão sentida no período do 1º retorno, maior é o desajuste entre aquilo que o indivíduo possui e aquilo de que necessita para prosseguir a jornada. Há que perceber o que é que se torna necessário abandonar ou reciclar, que projetos, que ambições, que características de personalidade, que valores. Se Saturno no momento do 1º retorno pressiona para a maturidade através de separação (isso é equilíbrio), resgate do poder pessoal, isso pode significar uma crise de valores.

Este período representa também o fechamento sobre todo o passado de dependência familiar, uma liberação final de tudo que ligava às servidões da infância e da adolescência, uma aquisição definitiva de autonomia. É o ponto final do caminho de relaxamento de responsabilidades dos pais sobre os filhos.
É a chegada definitiva da certeza da sua responsabilidade em relação aos outros. É o primeiro contato com a sensação de que o tempo passa e que a velhice não tarda a chegar, por isso a intensificação das cobranças internas. Não é mais tempo para ilusões e sim para definições.

O Retorno de Saturno é completado quando se pode tomar nas mãos com segurança as rédeas e o controle da própria existência. Desligar-se do passado para apenas conservar dele as bases mais sólidas sobre as quais deve ser projetado e construído o futuro.

3 comentários:

  1. Nunca vi algo tão assustadoramente parecido com tudo que eu, particularmente, tenho passado no último ano pra cá... mas como sou meio retardatário, o meu ciclo foi de 34 anos... parabéns pelo texto. Maravilhoso.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Espera chegar nos 36 para vc ver, quando se caminha a passos largos para o ciclo de Seny Lidad. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. acho que vc escreveu esse texto pensando em mim.

    ResponderExcluir